Você está aqui : Home Notícias Profissional Protagonista na A3, Grêmio Osasco é exemplo de boa utilização das categorias de base no futebol profissional

Protagonista na A3, Grêmio Osasco é exemplo de boa utilização das categorias de base no futebol profissional



Figura constante no G8, média de idade do time osasquense é de 22 anos e quase todos os jogadores passaram pela base do clube

Dono do melhor ataque da Série A3 de 2017 at aqui e parte integrante do G8 do torneio na maior parte do campeonato, o Grêmio Osasco é a prova cabal da importância e eficácia de uma utilização bem feita da categoria de base. Do elenco disponível para o técnico Max Sandro, praticamente todos os jogadores tiveram passagem pelas categorias menores do clube.

Parte de um projeto implementado há anos, o time tem como filosofia utilizar seus jovens talentos, preparando-os dessa forma para os desafios que encontrarão em jogos contra equipes mais fortes ou para quando disputarem séries superiores dos campeonatos estaduais e nacionais. Em 2017, por exemplo, a média de idade da equipe que disputa a A3 é de 22 anos. O atleta mais velho do time tem 28 anos e apenas mais um jogador já ultrapassou a marca dos 25.

Os resultados desta filosofia ousada vem aparecendo ano após ano e, especificamente neste, a equipe comandada por Max Sandro vem sendo figura frequente no protagonismo da A3. Após embalar quatro vitórias seguidas nas primeiras rodadas da competição, o time viveu um momento de natural oscilação, mas depois retomou o caminho das vitórias e, neste momento, segue consolidado no G8 da competição, encaminhando uma classificação para a fase decisiva do estadual.

Consequência dos bons resultados em campo, o time osasquense é dono do melhor ataque da competição, com 22 gols marcados. Destes, quase 70% deles foram marcados por atletas provenientes da base.

O trabalho de integração entre profissional e base no Grêmio Osasco não se restringe apenas a dentro das quatro linhas. No banco de reservas, o treinador Max Sandro já soma passagens pelas categorias menores, inclusive comandando muitos dos atletas que integram atualmente seu elenco. Além disso, o técnico encerrou sua carreira no Audax, tenho um plano de carreira oferecido pelo clube após sua aposentadoria dos gramados.

E com esse projeto ousado, que dá frutos constantemente, que o time se prepara para seu próximo desafio na Série A3. Neste sábado, às 10h, a equipe vai até a cidade de Limeira enfrentar a Internacional. O jogo será válido pela 14ª rodada e uma vitória pode fazer os garotos de Osasco subirem até a terceira colocação da A3, ficando assim mais próximos da classificação a cinco jogos do fim da primeira fase.

Texto por Vinícius Carrilho
Foto: Luís Pires/finePhoto
O início do Grêmio Osasco no Campeonato Paulista da Série A-3 mostrava que o time chegaria forte, mas precisava de alguns ajustes para embalar na competição e essa expectativa vem se confirmando. Após algumas mudanças ousadas do treinador Lucas Macorin, o time goleou o líder Atibaia fora de casa e veio embalado para jogar em casa, diante do torcedor, no Rochdale. Com a mesma atitude agressiva a equipe venceu o São José dos Campos por 3 a 1 e chegou na terceira colocação do Campeonato, com 17 pontos.
 

MAIS NOTÍCIAS

União, Trabalho e Renovação !

EU VISTO A CAMISA ... VENHA FAZER PARTE !!!



PAULISTÃO 2018

Galeria de Fotos

Anúncios